Páginas

Como eu faço

  Prevenção e Combate à Hipertensão

 

 

Hipertensão arterial ou pressão alta ocorre quando a medida da pressão arterial, em repouso, é superior a 140 X 90 mm Hg. A hipertensão atinge uma média de 20% a 25% da população brasileira, sendo que esta estatística sobe para 50% nas faixas etárias mais avançadas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou-a como uma das 10 principais causas de morte no mundo. Além disso, a hipertensão é um fator agravante para as doenças do coração – a causa mais frequente de mortes no planeta.
A hipertensão é grave, por ser uma “inimiga silenciosa”, pois muitas vezes o paciente não sente nada. Os sintomas mais comuns são: dor de cabeça, cansaço, tonturas, sangramento pelo nariz, sensação de enxergar pontos luminosos, entre outros.
A hipertensão arterial ou pressão alta é a maior causa de derrame cerebral, insuficiência renal ou paralisação dos rins, infarto do coração, insuficiência cardíaca, angina do peito, lesões nas artérias e alterações na retina que podem levar à cegueira.

Como posso me prevenir?

A pressão alta pode ou não ter fatores hereditários, ou seja, caso meus pais sejam hipertensos devo redobrar meus cuidados com o coração. Adotar hábitos de vida mais saudáveis com uma boa alimentação, exercícios físicos regulares, manter o peso de forma adequada, evitar o fumo, evitar o estresse, realizar atividades de relaxamento, além de visitar o serviço de saúde regularmente.
Descobri que tenho pressão alta, o que devo fazer?
A pressão alta não tem cura, mas é possível realizar seu controle e levar uma vida normal, com poucas restrições, através de novas atitudes como: adotar uma alimentação saudável e usar as medicações de forma correta pode salvar sua vida.

Principais Mensagens

É preciso medir a pressão pelo menos uma vez ao ano. Uma boa ideia para não se esquecer seria fazer isso no dia de seu aniversário para marcar a data.
Não abandonar o tratamento médico, pois a pressão alta não tem cura, mas pode ser controlada.
Os 10 mandamentos para prevenção e controle da pressão alta:
1.    Meça a pressão pelo menos uma vez por ano;
2.    Pratique atividades físicas todos os dias;
3.    Mantenha o peso ideal, evite a obesidade;
4.    Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes;
5.    Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba;
6.    Abandone o cigarro;
7.    Nunca pare o tratamento, é para a vida toda;
8.    Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde;
9.    Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer;
10.  Ame e seja amado.


Fonte: Caderno de Atenção Básica sobre HAS

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons